Chove granizo na Cidade de Conceição PB

Chove granizo no mês de Janeiro no ano de 2018 na Cidade de Conceição, no Vale do Piancó,Libório Lacerda agradece a DEUS esse marco Histórico para o Alto Sertão Paraibano.




Choveu granizo dia 08 de Janeiro 2018,  em Conceição, município do Sertão paraibano, distante 482 km de João Pessoa. O fenômeno aconteceu no Sítio Alto Quente e foi registrado em vídeo. Assista mais acima.

Nas imagens, gravadas no fim da tarde, moradores comemoram a “chuva de pedrinhas de gelo”. “Glória a Deus, aleluia”, diz o morador que gravou o vídeo. O registro mostra a queda de granizo, enquanto outras pessoas celebram. É possível ouvir gritos de comemoração de crianças e adultos.
De acordo com especialistas no assunto, a chuva de granizo ou “chuva de gelo”, como é popularmente conhecida, ocorre quando uma nuvem se desenvolve de forma vertical e em seu topo forma cristais de gelo. “As nuvens crescem entre 10 e 12km de altura, e devido a baixa temperatura tende a cair em forma de gelo”, explicou um especialista Ao portal Vale do Piancó Notícias.
"Foi muito lindo, um cenário formidável, encantador. Foi muito gelo, mudou a paisagem do sertão, uma coisa que nunca se viu aqui em Conceição. Um friozinho gostoso chegou de vez", explicou um morador do sítio Alto Quente, que registrou o fenômeno.
“Oww Glória a Deus, pedra de gelo, pedrinha de gelo”, vibrou outro morador.
Conforme especialistas, em regiões mais altas, como no caso do Distrito de Mata Grande, a distância entre as nuvens é menor, tornando possível a percepção do fenômeno natural.
Granizo
Granizo (ou saraiva) é a forma de precipitação que consiste na queda de pedaços irregulares de gelo, comumente chamados de pedras de granizo. Essas pedras, na Terra, são compostas por água no estado sólido e medem entre 5 e 200 mm de diâmetro, sendo as pedras maiores provenientes de tempestades mais severas. A queda de glóbulos ou pedaços de gelo que têm entre 5 e 50 mm ou mais de diâmetro é denominada saraiva, sendo que este termo também é utilizado por muitos institutos meteorológicos para se referir a qualquer tempestade com queda de gelo. O código Metar classifica como GR o granizo com 5 mm de diâmetro ou mais, enquanto que quando há pedras menores é codificado como GS. É possível, dentro da maioria das tempestades, o granizo ser produzido pelas nuvens cumulonimbus. Sua formação requer ambientes de forte movimento para cima da atmosfera da tempestade (semelhante aos furacões) e baixa altura do nível de congelamento. É mais frequente a formação ocorrer no interior dos continentes, dentro de latitudes médias da Terra, confinando-se a altitudes mais elevadas dentro dos trópicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Libório Lacerda consegui Escola de tempo integral para o Valentina

Libório Lacerda principal responsável por eleger Cícero Lucena na Capital na Zona Sul está confiável em eleger Cícero Lucena no Primeiro no turno nas eleições de 2024

PONTO TURÍSTICO HISTÓRICO PEDRA DO REINO NA DIVISA DE PERNAMBUCO E PARAÍBA